Programação do dia no Festival de Artes Ciências terá ainda mostras, cenas curtas e show com Zé Guerrilha.
Encenado pela Cia. Balé Baião, o espetáculo “Dançar Paulo Freire” é um tributo aos legados do escritor. Entre sincronias, quebra de sincronias, encontros, rupturas, centros, diagonais, círculos, ondulações, livros, palavras e afirmações, a obra de Paulo Freire ganha corpo, forma e poesia, sai das páginas escritas e vira dança-testemunho. O espetáculo acontece às 18h, no CCBNB Cariri, em Juazeiro do Norte.
“A partir do filósofo, acreditamos na inseparabilidade entre pensar e fazer prevista no que Freire chamou de prática, e isso importa muito para a dança. Entendemos a potência do pensamento freireano enquanto uma prática, por ele ter se desenvolvido como tal. Basta lembrarmos do processo histórico de gestação da pedagogia freireana junto com os movimentos rurais, com o movimento sem-terra, com a alfabetização das gentes do campo. Mas não só. O pensamento filosófico e poético freireano ultrapassa os campos da educação, da arte e de sua própria obra. É um modo de estar e atuar no mundo”, reflete Gerson Moreno, diretor e produtor da peça.
Mais cedo, às 15h, no Sesc Crato, o Grupo Pavilhão de Magnólia apresenta o Espetáculo Napoleão. Em cena, o personagem é um menino tímido e cheio de futuro. Seu sonho é cantar e sua maior aventura é tentar entender o mundo ao seu redor. Ele é um herói escondido dentro de nós. A peça fala da infância contemporânea e os desafios que ela traz à família e à educação. A peça apresenta esta infância, bombardeada pela neurose dos adultos, que tentam escapar pelas frestas da sensibilidade e do amor.
Já às 16h, a artista Gisele Lua traz para o público a performance Monstra Plástica que, em cena, retrata uma Monstra Coroada, um ser que se arrasta pesadamente e desfila nas ruas da cidade e dos bairros com o peso do seu resíduo, do seu excesso e composição plástica. Investigando as tensões entre o corpo, a matéria e o meio ambiente. A performance acontece nas ruas, no Centro do Crato, é uma caminhada exploratória de um ponto a outro, parando algumas vezes para interação com o público e com os resíduos plásticos que são encontrados no caminho. Às 18h, no Terreiro das Artes, no Centro Cultural do Cariri, acontece o espetáculo Bayo: As Histórias Que Nunca te Contaram, da Trupe dos Pensantes de Crato, e no mesmo horário, no CCBNB Cariri, em Juazeiro do Norte, terá a apresentação da “Dança Paulo Freire”, da Cia Balé Baião, grupo de Itapipoca.
Já no horário das 19h, Suimara Eveliyn do Coletivo de Teatro Cínicas traz para o público “Eu Vim Para Lembrar de Mim Viação Pernambuco”, no Pequeno Palco do Centro Cultural do Cariri, no Crato. Uma cena em processo de criação cuja pesquisa foi endossada através da participação como artista colaboradora em um projeto aprovado no Laboratório Porto Iracema das Artes e apresentada na MOPI11 em Fortaleza. Logo depois, às 20h, será a vez da Cena Curta com a Escola Carpintaria da Cena que traz a apresentação da “Cabeça Cabaça”, que vai acontecer no espaço da Casa Ninho, no Crato.
Encerramento essa noite festiva, o Grupo Quinteto (Crato) apresenta seu repertório musical no show Samba do Amor, na Casa Ucá (Crato), a partir das 22h.
PROGRAMAÇÃO DE QUINTA-FEIRA – 20/06
18h às 22h – Feira Criativa
Local: Terreiro das Artes – Centro Cultural do Cariri (Crato)
15h – Espetáculo Napoleão
Local: Sesc Crato
16h – Performance: Monstra plástica (Gisele Lua)
Local: Centro Cultural do Cariri (Crato)
18h – Espetáculo Bayo: As histórias que nunca te contaram (Trupe dos Pensantes)
Local: Terreiro das Artes – Centro Cultural do Cariri (Crato
18h – Espetáculo: Dançar Paulo Freire (Cia. Balé Baião)
Local: CCBNB Cariri (Juazeiro do Norte)
19h – Cenas Curtas: Eu Vim Para Lembrar de Mim (Suimara Eveliyn)
Local: Centro cultural do Cariri
19h – Cenas Curtas: Viação Pernambuco (Coletivo de Teatro Cínicas)
Local: Centro Cultural do Cariri
20h – Cenas Curtas: Cabeça Cabaça (Escola Carpintaria da Cena)
Local: Casa Ninho (Crato)
22h – Música no FAC: Grupo Quinteto (Crato)
Local: Casa Ucá (Crato)
ASSINATURA
O Festival de Artes Cênicas (FAC) – Cena Ceará é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet com patrocínio de Rede, Dilly, Secretaria Municipal de Cultura do Crato, apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste, produção de Kariri Cultura, parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e realização de Ato Marketing Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal.
SERVIÇO
Festival das Artes Cênicas (FAC) – Cena Ceará: 18 a 22 de junho, em Juazeiro do Norte e Crato, no Cariri. Mais informações: @festivaldasartescenicas.