A Tapera das Artes realiza um ciclo de vivências em Artes Cênicas e Artes Plásticas de 16 a 23 de junho, com o multiartista CA CAU, e se destaca como um ambiente para a construção de saberes artísticos. A proposta tem como objetivo ampliar o gosto pelas artes, beneficiando crianças e jovens da região de Aquiraz.
O músico e artista polivalente, conhecido como CA CAU, demonstra uma grande inventividade em sua trajetória profissional, mesclando música, artes visuais e poesia, de forma inovadora. Voltada para a montagem do espetáculo Metamorfose, que tem previsão de estreia para julho, na Tapera das Artes, com a direção de CA CAU.
A Vivência em Artes Cênicas pretende estimular o jovem a trabalhar habilidades e outros elementos artísticos, tendo como base a experimentação dos processos artísticos, enfatizando o caráter formativo. Ao todo, 24 jovens são beneficiados, que estão ligados à construção do espetáculo.
Para abraçar outras linguagens, a vivência em Artes Visuais seguirá em paralelo, também com orientação artística de CA CAU. Dessa vez, as atividades estarão centradas no estudo prático e teórico da constituição dos elementos estéticos e criativos do universo das artes plásticas, beneficiando pessoas de 9 a 22 anos.
De acordo com a fundadora e presidente do Conselho Gestor da Tapera das Artes, Ritelza Cabral, as atividades têm a finalidade de estimular ainda mais a prática artística. “Vamos oferecer aos alunos a oportunidade de refletir sobre suas experiências com atividades artísticas, pedagógicas e apresentações”, afirma.
Sobre o artista
CA CAU é músico, compositor, poeta e artista visual com interlocuções nacionais e internacionais, que desenha com muita criatividade sua carreira, inovando em seus processos de criação e construção.
No projeto intitulado “Olho d’água”, apresenta uma abordagem multifacetada: um álbum musical com composições originais, uma escultura cinética e sonora monumental instalada em 2019 no Parque Portugal, em Campinas-SP, e um livro de poesia ilustrado em parceria com a Editora Kalango.
Sua carreira musical inclui participações em eventos renomados como o Montreux Jazz Festival (Suíça – 2007) e o Brazilian International Press Award (EUA – 2008 a 2009), bem como apresentações em diversos locais ao redor do mundo. Nas artes visuais, suas exposições, como “OMISTERIOOTEMPOEMPOESIAS”, foram aclamadas pela crítica e alcançaram grande público, promovendo acessibilidade e ineditismo.
CA CAU, também atua no terceiro setor com destaque em projetos culturais e sociais. Sua experiência na ONG Tapera das Artes, em Aquiraz, durante dez anos e como Secretário de Cultura de Aquiraz evidenciam seu comprometimento em promover conhecimento e cidadania. Fundador da Travessia Produções Artísticas, o artista une inovação e transgressão em sua arte, desafiando fronteiras e propondo novas perspectivas de reflexão.
Serviço
Vivência em Artes Cênicas
Data: 16 a 23 de junho
Hora: 17h às 20h
Vivência em Artes Visuais
Data: 16 a 23 de junho
Hora: 13h às 17h.
informações: (85) 98921.0943 ou no Instagram da Tapera das Artes (@taperadasartes_).