Barraquinhas, quadrilha infantil e música com Diana Franco e Clementino Moura Filho dão o tom da festa gratuita, que integra a campanha Ingresso Solidário.
A programação especial de aniversário de 114 anos do Theatro José de Alencar (TJA) entra com força total no clima junino e celebra neste sábado (22), véspera de São João, a partir das 17h, seu já tradicional “Arraiá do Zé”. A entrada, como nos anos anteriores, é gratuita mediante ingresso (retirado de forma antecipada somente pelo site Sympla TJA) acrescido de um quilo de alimento não perecível, exceto sal, que será doado ao Programa Ceará sem Fome, por meio da campanha Ingresso Solidário.
A jornalista Ticiana Zacarias será a mestra de cerimônias da noite, que terá como atrações musicais a DJ Renatinha, a Quadrilha Junina Infantil Cai Cai Balão, a cantora Diana Franco e banda (parceria: Sesc Ceará) e, encerrando a festa, o sanfoneiro Clementino Moura Filho (parceria: Sesc Ceará). Para completar, o TJA estará com uma decoração especial que, ao estilo de uma quermesse, contará com a presença de barraquinhas com brincadeiras e venda de bebidas e comidas típicas. Conheça mais as atrações:
Ticiana Zacarias
Jornalista, fundadora da Ciranda Mídia, atua como assessora de comunicação e apresentadora de eventos culturais desde 2013. Quadrilheira, dançou por 20 anos e foi rainha durante 18 anos, entre os títulos, foi bi-campeã do Nordeste e tricampeã do festejo ceará junino como rainha junina. Como apresentadora, já participou de eventos regionais, nacionais e internacionais.
DJ Renatinha
Nasceu na Bahia. Quando se deu conta, o gosto pela música cultivada em casa, filha de pesquisador musical, virou modo de estar na rua inventando territórios de alegria com outros. Primeira dj mulher do Ceará. Autora dos projetos Long Play, Música de Cabeceira, Paratodos, Baile dos Contentes, Transeunte Coração, Longarinas e Brasil Pandeiro.
Quadrilha Junina Infantil Cai Cai Balão
Desde 1980, nas raízes do vibrante bairro Pirambu em Fortaleza, nasceu um sonho que floresceu em uma jornada de quatro décadas. A Quadrilha Cai Cai Balão não é apenas uma tradição, mas sim um testemunho vivo de como a cultura popular pode iluminar vidas e comunidades.
Com mais de 1300 crianças e 300 profissionais da cultura envolvidos ao longo dos anos, o grupo é um farol de inclusão e esperança. Originada em um dos bairros mais populosos da América Latina, onde a história ecoa desde os dias de seca em 1932 até sua transformação em um centro de vitalidade cultural, a Quadrilha Cai Cai Balão não apenas celebra o São João, mas também abraça a diversidade, promove a igualdade social e cultiva o amor pela arte.
Do brilho das apresentações em arraiás locais à conquista do tricampeonato cearense e além das fronteiras, com a honra de representar o Brasil na Espanha, o grupo se destaca não apenas pelos troféus, mas pela união comunitária que impulsiona cada passo do seu processo criativo.
Com mais de mil apresentações e inúmeras ações de formação contínua, a Quadrilha Cai Cai Balão é mais do que uma simples dança folclórica; é um símbolo de resiliência, amor e compromisso com a preservação e promoção da cultura popular, enraizada nas histórias e nos corações daqueles que acreditam no poder transformador da arte.
Diana Franco
A cantora cearense deu seus primeiros passos cantando na igreja, logo si via a potência e maturidade de sua voz, pouco depois com 18 anos começou a ser convidada por bandas locais a fazer shows e eventos em bares e pubs de Fortaleza, tais apresentações foram fundamentais para sua carreira. Em 2019 gravou seu primeio CD no estúdio. Teve apoio na elaboração do projeto, mas todo os design e tiragens foram idependentes. Apesar das faixas não serem autorais, lançou um repertório dançante e animado de Forró das antigas e Xote.
Clementino Moura Filho
Clementino Moura Filho, nascido em Fortaleza, canta e toca o autêntico e o atual forró pé de serra. Já com dez anos de trajetória, suas referências musicais na sanfona já começa em casa pelo o seu Pai Clementino Moura O Rei da Gafieira e seu tio Otilio Moura sanfoneiro e produtor musical ambos fizeram a revolução musical do ?Forró Eletrônico? no estado do ceará. Clementino Filho já dividiu palco com Chambinho do Acordeon, Tarcisio do Acordeon, Waldonys e Dedim Gouveia. Clementino, já participou de vários festivais de sanfoneiros, mais teve um que lhe marcou que quando ele foi o campeão duas vezes no ?Festival de Sanfoneiro em Uruoca? em 2020 e 2023 e teve outro reconhecimento pela câmara municipal de fortaleza pela solene homenagem no movimento forró de Gafieira ao qual ele foi representando o seu Pai. Na redes sociaisseus vídeos já ultrapassam 500 mil visualizações. Clementino, atualmente faz dois projetos de show. Um é show voltado para as músicas de sucessos do seu Pai Clementino Moura e outro show é suas músicas autorais e sucessos dos grandes artistas do forró.
Sobre o Ingresso Solidário:
A Secretaria da Cultura do Ceará, em conjunto com o Programa Ceará Sem Fome do Governo do Estado, realiza a Campanha Ingresso Solidário com o objetivo de arrecadar alimentos nos espaços da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Estado (Rece). Os alimentos são destinados a entidades credenciadas pelo programa e que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.
Todos os alimentos arrecadados na campanha são destinados à Unidade Central do Programa Ceará Sem Fome, que funciona em parceria com a Coordenadoria de Defesa Civil e a Secretaria da Proteção Social. Após recolhidos, os insumos são utilizados para a confecção de cestas básicas. Posteriormente, são destinados às entidades credenciadas pelo programa, mediante edital permanente.
Sobre o TJA:
O Theatro José de Alencar (TJA) é um equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM),
SERVIÇO
[INGRESSO SOLIDÁRIO] Arraiá do Zé 2024
Data: 22 de junho de 2024 (sábado), das 17h às 23h
Local: Jardim do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro)
Ingressos: gratuitos, retirados antecipadamente somente via Sympla TJA + 1kg de alimento não perecível (exceto sal), que será destinado ao Programa Ceará sem Fome
Retirada de ingressos (no máximo, 2 por CPF): 1º lote (600 ingressos) – dia 20 de junho, a partir das 19h / 2º lote (600 ingressos) – dia 21 de junho, a partir das 19h
Classificação: Livre