A Unifametro, por meio do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC), está realizando um estudo inédito que busca garantir construções mais seguras e eficientes. O projeto, liderado pelo aluno de Engenharia Civil Jhames Ryan e orientado pelo professor Márcio Bandeira, investiga a influência da altura dos pilares – também conhecida como esbeltez – na estabilidade de estruturas de concreto armado.
O estudo busca identificar o limite de altura que um pilar pode ter sem comprometer a segurança da construção. Para isso, simulações computacionais estão sendo realizadas utilizando o software TQS, variando a altura do pilar e analisando seu impacto na estrutura.
Além de garantir construções mais seguras, a pesquisa também visa otimizar o uso de materiais, evitando desperdícios e reduzindo custos. Isso significa que, no futuro, poderemos ter edifícios mais eficientes e com custos de construção mais baixos.
O projeto da Unifametro demonstra o compromisso da instituição com o desenvolvimento de pesquisas inovadoras que impactam positivamente a sociedade. “Estudar o comportamento estrutural das edificações é de suma importância na prevenção de acidentes, assim como na melhor otimização dos projetos, o que retorna uma economia de tempo e dinheiro”, destaca o professor Márcio Bandeira.
Sobre o PROMIC
O Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC) da Unifametro oferece aos alunos a oportunidade de participar de pesquisas científicas, aprimorando seus conhecimentos e contribuindo para o desenvolvimento da área. Através do PROMIC, a Unifametro fomenta a pesquisa e a inovação, preparando os alunos para os desafios do mercado de trabalho.
Sobre a Unifametro
Com mais de 30 cursos de graduação nas modalidades presencial e online, a Unifametro possui três campi em Fortaleza e unidades em Cascavel, Maracanaú e em Caucaia — uma estrutura completa, com 6 núcleos de atividades e mais de 50 laboratórios. Para mais informações sobre o vestibular, inscrições e financiamento sem juros, consulte o site seja.unifametro.edu.br.