Com o intuito de democratizar o acesso à cultura e promover o desenvolvimento artístico e humano da comunidade, o projeto realizará também oficina e apresentação artística aberta ao público.

De 17 de junho a 3 de julho, instituições públicas da capital cearense receberão o projeto “Oficina Criação de Cenas Cômicas”. Serão cinco sessões, uma acessível a pessoas surdas ou ensurdecidas, com síndrome de down, pessoas com deficiência intelectual e pessoas TEA, três para estudantes de instituições públicas e uma aberta ao público. Além disso, haverá apresentação artística de comédia, também, aberta ao público.  O projeto faz parte da Lei Paulo Gustavo 2023, do Edital N° 9373 – Para As Artes promovido pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza – Secultfor.

Nas Escolas

As sessões das oficinas voltadas para estudantes de 11 a 13 anos de idade ocorrerão nas seguintes instituições: dias 17 e 18 de junho, de 13h às 17h, na Ensino Fundamental Alba Frota; nos dias 20 e 21 de junho, na Escola De Ensino Fundamental Em Jornalista Durval Ayres, das 7h às 11h, e na Escola De Ensino Fundamental Emeif Andre Luiz, das 13h às 17h.

Diversidade e inclusão

Para garantir que a arte do humor seja verdadeiramente para todos, o projeto da oficina “Criação de Cenas Cômicas” vai realizar sessão acessível no dia 24 de junho, das 7h às 11h, para alunos do EJA, programa de Educação do Governo para jovens e adultos, no Instituto Cearense de Educação dos Surdos – ICES.

Aberta ao público

Com o intuito de democratizar o acesso à cultura e promover o desenvolvimento artístico e humano da comunidade, no mês de julho, nos dias 2 e 3, ocorrerá a sessão gratuita e aberta ao público, na Vila das Artes. A atividade ocorrerá das 8 às 12h e será voltada para humoristas, comediantes e interessados no tema, a partir de 18 anos. As inscrições poderão ser realizadas através do link, que estará disponível na bio do instagram do @kos.coletivo. São 20 vagas!

A oficina “Criação de Cenas Cômicas” busca despertar o potencial criativo dos participantes e proporcionar ferramentas essenciais para o desenvolvimento de suas habilidades na arte da comédia. Ela tem o objetivo de possibilitar aos participantes criar cenas curtas ou recriar textos/cenas já construídos previamente por eles. Dividida em quatro etapas, a atividade abordará aspectos e temas pertinentes à atuação e a desenvoltura na cena cômica do participante. São elas: Criação de Personagem e sua Comicidade; criação de cenas, quadros ou números cômicos; criação, experimentação e fruição de novos textos; e experimentos de cena orientadas.

A atividade contará com a orientação da palhaça e atriz Aline Campêlo e do palhaço, ator e diretor Aldrey Rocha, que, juntos, vão apresentar aos participantes técnicas e recursos para construir cenas memoráveis e cativantes.

Além das oficinas, o projeto realizará, também no mês de julho, a apresentação do espetáculo “O Prisioneiro” do Grupo K’Os Coletivo, com data, horário e local à definir. A comédia retrata a história de Eurico, um senhor pão-duro e muito temente a Santo Antônio, que vive em “pé de guerra” com Caroba, sua empregada, por causa de seu bem mais precioso, uma porca onde  guarda toda sua fortuna. Durante o espetáculo, Caroba e Seu Eurico enfrentam as situações mais inusitadas para tentar pegar o dinheiro que tem dentro da porca.

SERVIÇO

Projeto “Oficina de Cenas Cômicas”- Sessões nas escolas: EM ALBA FROTA (17 e 18/6), EM JORNALISTA DURVAL AYRES (20 e 21/6) e EMEIF Andre Luiz (20 e 21/6). Sessões acessíveis:  Instituto Cearense de Educação dos Surdos – ICES (24/6). Sessão aberta ao público: Vila das Artes (2 e 3/7) com inscrições através do link, que estará disponível na bio do instagram do @kos.coletivo. São 20 vagas! Mais informações: @kos.coletivo