Por meio do Centro Informativo de Medicamentos (CIM), estudantes do curso de Farmácia da Unifor vão oferecer orientações seguras e práticas via WhatsApp à comunidade.
O uso racional de medicamentos é fundamental para a segurança do paciente e para a eficácia do tratamento.
O Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Universidade de Fortaleza – instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz – como parte da sua responsabilidade social e visando a excelência na assistência à população, lança, no próximo dia 7 de maio, o Centro Informativo de Medicamentos (CIM). Parceria entre o Programa de Educação Tutorial – Pet Farmácia, do curso de Farmácia da Unifor, com o Serviço de Farmácia do NAMI, o serviço vai oferecer orientações gratuitas, via WhatsApp, sobre tratamentos e medicamentos.
Por meio do CIM, estudantes, professores da área da saúde e a comunidade de forma geral poderão ter acesso a informações sobre dosagem correta de medicamentos e como utilizá-los; efeitos colaterais e interações medicamentosas; e uso racional e adequado do medicamento. A iniciativa vai ao encontro de uma das metas do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do NAMI, que é melhorar a segurança dos medicamentos.
Especialista em Farmácia Hospitalar e Farmacologia Clínica, a farmacêutica Angela Costa, responsável pelo Serviço de Farmácia do NAMI e pelo CIM, relata que o serviço surgiu da necessidade que a população mostra de obter mais informações sobre medicamentos, tratamentos, interações medicamentosas e reações adversas. “Enxergamos a oportunidade de desenvolver um projeto que ajudará a comunidade a tirar suas dúvidas sobre o uso correto dos fármacos em geral, evitando o uso irracional e garantindo mais segurança nas tomadas de medicamentos.
Para ter acesso ao serviço, basta enviar a(s) pergunta(s) para o número (85) 99156-9368 e preencher os dados solicitados. A resposta será enviada virtualmente. O CIM vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Os atendimentos serão realizados por alunos do curso de Farmácia, que vão tirar dúvidas da população de forma direta e amigável.
“Para orientar corretamente a população, os alunos consultam fontes de informação sobre medicamentos apropriadas e com profissionais especialmente capacitados que geram informação independente e pertinente às solicitações formuladas ou à necessidade que se identifique” – Angela Costa, responsável pelo Serviço de Farmácia do NAMI e pelo CIM
O CIM é mais uma oportunidade para os discentes da Unifor vivenciarem o exercício da profissão. Iniciativas como esta contribuem sobremaneira para a formação dos estudantes que, ainda na graduação, já podem atuar na prestação de serviços à população. Lumara Rocha, aluna do 6º semestre do curso de Farmácia, explica que o programa contará inicialmente com a presença dos alunos do PET Farmácia, que já desenvolvem atividades de extensão, pesquisa e ensino.
“O CIM vem como uma grande oportunidade para nós, farmacêuticos em formação, para desenvolver habilidades de comunicação, aprendizado acadêmico e desenvolvimento pessoal e profissional. Por meio do serviço, se estabelece uma parceria entre o farmacêutico e o paciente diariamente, como um amigo de confiança para tirar dúvidas e dar os demais auxílios”, salienta.
Marcando a abertura do serviço, bem como o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, celebrado em 5 de maio, haverá um momento para a apresentação do CIM, às 13h30, com a participação da coordenação e profissionais do NAMI, além de professores e alunos do curso de Farmácia.
Uso racional de medicamentos
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entende-se que o uso racional de medicamentos ocorre quando pacientes recebem medicação para suas condições clínicas em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade.
Confira algumas dicas para evitar o uso irracional de medicamentos:
-
Tomar a dose certa, no horário certo (podendo usar alarmes para ajudar na rotina);
-
Sempre seguir os dias corretos do tratamento (exemplo: em caso de antimicrobianos, não parar quando achar que já está melhor, e só tomar a quantidade prescrita);
-
Evitar tomar medicamentos por conta própria.
Seguindo essas orientações, o paciente aumenta a garantia de que os medicamentos sejam tomados corretamente e seu tratamento tenha melhor eficácia. Caso tenha dúvida, o paciente deve procurar um médico ou farmacêutico mais próximo.
Serviço
Inauguração Centro Informativo de Medicamentos (CIM) da Unifor
Data: 7 de maio de 2024
Horário: 13h30
Local: NAMI – sala de aula do 1º andar
* Evento fechado