Recente levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil, sendo 500 mil cegas e 6 milhões com baixa visão. Esse levantamento se torna ainda mais alarmante quando levado em consideração mundialmente, onde, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 40 e 45 milhões de pessoas são cegas.

Para combater e prevenir os casos de cegueira foi criado o Abril Marrom, que tem como objetivos conscientizar sobre a prevenção e combate às diversas espécies de cegueira. Segundo o médico Giuliano Veras, grande parte dos casos poderia ser evitada com alguns cuidados. “Os sintomas para cada pessoa podem variar, pode ocorrer do paciente ter visão embaçada, perda do campo amplo de visão, distorção de formas, entre outros. Nesses casos, a prevenção de problemas é o melhor caminho, adotando costumes saudáveis para o dia a dia”, afirma.

Entre os cuidados que podem ser adotados, a proteção dos olhos por meio de óculos se torna peça chave, seguido por uma alimentação saudável. O estabelecimento de um limite para o uso de dispositivos eletrônicos e evitar cigarro também somam para esse cuidado. “Para além desses pontos, vale registrar que nada substitui a ida ao oftalmologista para prescrever o tratamento mais adequado”, reforça Giuliano.