A perspectiva de gênero na educação vai além da inclusão de meninas e mulheres no sistema educacional. Esse movimento busca transformar a própria estrutura educacional, reconhecendo e valorizando as diferentes identidades de gênero e combatendo os estereótipos que perpetuam desigualdades.
De acordo com a coordenadora do setor de Gente e Gestão, a Sandra Freitas, a Unifametro preza pela igualdade de gênero, construindo um leque de possibilidades para todos. No setor acadêmico, as mulheres representam 57,1%, em áreas como Técnicas Administrativas são 60,6% e professoras são 52,1%.
“Lideramos com excelência, ocupando 66% dos cargos de direção e impressionantes 88,4% dos demais cargos de liderança. Estes números demonstram nosso compromisso com a educação com perspectiva de gênero, pilar fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, destaca a coordenadora.
A instituição segue uma política rigorosa de combate à discriminação e ao assédio de qualquer natureza, incluindo aqueles relacionados ao gênero. Essa política garante a igualdade de oportunidades para todos os alunos, independentemente de seu gênero, na admissão, no acesso a bolsas de estudo e na participação em atividades extracurriculares.
Sandra enfatiza que a inclusão da perspectiva de gênero na educação contribui para a construção de um ambiente de aprendizado mais rico e estimulante para todos os alunos. Ela se torna fundamental para o desenvolvimento social, econômico e político de qualquer país. Através da implementação de políticas e ações afirmativas, buscamos promover a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade em nosso campus.