Pesquisa divulgada pelo Sebrae Nacional, no final de 2023, aponta que o número de donas de negócios alcançou 10,3 milhões no Brasil, no ano anterior. Desse total, 53% das donas de negócios estavam inseridas no setor de serviços, boa parte dedicada à gastronomia.
Compreender o protagonismo feminino como principal força de geração de trabalho foi um dos temas que permeou a edição 2024 do Festival ID:Rio, evento multiplataforma, com foco no empreendedorismo e sustentabilidade no Estado do Rio de Janeiro, reunindo formação, cultura, economia criativa e experiências em um line-up totalmente gratuito.
De 1º a 11/03, abordando o tema “Multiversos Sustentáveis”, a edição 2024 do Festival levou capacitação, visibilidade e oportunidade para micro e pequenos empresários, movimentando diferentes pólos produtivos em três municípios fluminenses: Petrópolis, Niterói e Rio de Janeiro.
Na última segunda-feira (11/03) , a programação chegou à capital carioca, na Biblioteca Parque Estadual, inserindo um importante segmento da economia criativa no estado: a gastronomia, com foco no empreendedorismo feminino, com um dia de workshops e abertura comandada pela Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, que enfatiza:
“O ID: Rio é um case de sucesso que alia empreendedorismo, geração de negócios e oportunidade através do campo da economia criativa. E a cultura do estado passa justamente por este ativo, por ser o território criativo do país, com um segmento que supera 4% do PIB e onde a cultura é um motor de desenvolvimento de postos de trabalho.”
Além disso, discutindo as potencialidades da sustentabilidade na gastronomia, o ID:Rio promoveu um workshop duplo, reunindo Rodrigo Gomes (P.Ovo) e Luiza Souza (do perfil @musadaspanelas), em aula-show para um grupo de 80 merendeiras do sistema de ensino estadual, com base na região de Duque de Caxias.
Encerrando a programação, uma mesa redonda com histórias inspiradoras de empreendedorismo e economia criativa, reuniu os palestrantes e a Subsecretária Estadual de Cultura e Economia Criativa, Cláudia Viana.
Claudio Silveira, diretor geral do evento, pontua os pilares do que representa o ID: RIO 2024: “ Hoje nós encerramos um ciclo intenso de 11 dias de promoção da energia criativa e do empreendedorismo no Rio de Janeiro, passando por três pólos produtivos. E é com muita alegria que a gente retorna à Biblioteca Parque Estadual, para receber convidados com histórias de vida que são uma inspiração pra gente.
Na semana anterior, o Festival apresentou desfiles de marcas locais de Petrópolis e Niterói, todos comprometidos com iniciativas sustentáveis, e um lineup de shows gratuitos, com Fernanda Abreu, Vitor Kley, DJ Negralha (O Rappa) e Toni Garrido.
Também nesses municípios, o ID:Rio apresentou edições do Enel Summit, uma série de palestras e talks, abordando o protagonismo feminino no empreendedorismo de moda, com diálogos sobre desafios de mercado, sustentabilidade na cadeia produtiva e tendências de comportamento e consumo. Em Niterói, a programação contou com o apoio do Grupo Mulheres do Brasil.
O Festival ID:Rio 2024 é apresentado por Enel Brasil, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Apoio da Prefeitura de Niterói e da Prefeitura de Petrópolis, com realização da Equipe de Produção.
Em Petrópolis, o ID: Rio contou com o apoio da Prefeitura Municipal, da Associação da Rua Teresa e do Teatro Imperial. Em Niterói, o Festival contou com o apoio do Museu de Arte Contemporânea – MAC, da Fundação das Artes de Niterói e do Grupo Mulheres do Brasil. No Rio de Janeiro, o apoio foi da Biblioteca Parque Estadual.
SERVIÇO:
ID: Rio 2024 • 1º a 11 de Março
Petrópolis – 01 e 02/03 – Teatro Imperial
Niterói – 08 a 10/03 – Museu de Arte Contemporânea (MAC)
Rio de Janeiro – 11/03 – Biblioteca Parque Estadual
Programação online, contatos e links: @idriofestival
Vídeos com o conteúdo gerado pelas palestras e desfiles:
Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
“A Enel aposta na relevância de eventos como o ID Rio, que ajudam a impulsionar os profissionais da cadeia produtiva de moda local, o empreendedorismo feminino e os pequenos produtores. Com ações de formação gratuitas e pautadas na sustentabilidade, investimentos na parceria com este segmento, que consideramos estratégico para o desenvolvimento sustentável do estado do Rio”, afirma Janaina Vilella, diretora de Comunicação da Enel no Brasil.