Muitos advogados, principalmente aqueles recém-formados, possuem dúvidas no momento de se especializar em alguma área de preferência. É comum que apareçam os questionamentos: será que essa será a melhor escolha? será que vou gostar dessa área? será que há muitas oportunidades nessa área? Com o objetivo de auxiliar os advogados, a Unijuris, Coworking exclusivo para profissionais do direito no Ceará, cita 5 áreas diferentes do direito que advogados podem exercer. Confira!

1 – Direito Marítimo e Portuário 

É um ramo que rege as relações e transações que ocorrem não apenas em alto mar, mas também em áreas portuárias. É uma área bastante peculiar e que o advogado que realizar sua especialização nessa área pode se dar muito bem.

2 – Direito Minerário

É o conjunto sistematizado de normas que tem por objeto regular o domínio de um Estado sobre o patrimônio mineral e estabelecer os critérios de aquisição, conservação e perda dos direitos sobre os bens minerais.

3 – Direito Aduaneiro

O Direito Aduaneiro é um ramo do direito tributário, que se caracteriza como um conjunto de normas legais criadas com o intuito de regular e controlar as operações de comércio exterior, regulando a circulação de mercadorias em caso de importação ou de exportação, além de impor sanções a indivíduos que cometem violações a estes regulamentos.  Existem excelentes oportunidades nessa área.

4 – Direito Aeronáutico 

É uma área do direito que possui um conjunto de princípios e normas de direito público e privado, de ordem interna e internacional, que regem as instituições e relações jurídicas da atividade aeronáutica ou modificadas por ela.

5 – Direito Agrário

O advogado que atua na área do Direito Agrário tem como principal objetivo garantir os direitos dos produtores rurais e a proteção do meio ambiente. Assim, sendo necessário conhecimento técnico e prático sobre as normas e particularidades do setor agropecuário. Como o nosso país é um dos maiores do mundo na produção de alimentos, esse é um ramo que está em crescimento.