Quando se trata da alta gestão, o percentual feminino é ainda maior: 70%.
Em pouco mais de 30 anos de trajetória, o Supermercado Pinheiro implantou em sua cultura organizacional o estímulo à participação das mulheres em todos os setores, especialmente no topo da cadeia. Hoje, a rede conta com 60% dos cargos de liderança ocupados por mulheres – quando se trata apenas dos cargos de alta gestão, o percentual é ainda maior com 70% das vagas ocupadas pelo público feminino.
O entendimento do supermercado é de que essa maior participação das mulheres faz bem aos negócios. “A trajetória da rede mostra que a liderança feminina traz muitos ganhos no que diz respeito à qualidade do trabalho. Desde que a rede foi fundada, buscamos alçar por mérito as mulheres a cargos de liderança”, destaca o diretor Executivo, Comercial e Marketing do Supermercado Pinheiro, Alexandre Pinheiro.
Mesmo sem estabelecer metas, a realidade na rede de supermercados é favorável à participação de mulheres. Isso se inicia já no processo seletivo, que busca avaliar estritamente o currículo das candidatas e candidatos. Após ingressar na rede, o estímulo à liderança pode acontecer por duas vias: o Projeto Estrela, que seleciona internamente colaboradores aptos a promoções, e pelo Programa de Desenvolvimento de Líderes, que visa formar novas lideranças.
De jovem aprendiz a gerente regional
Um exemplo de trajetória na liderança feminina no Supermercado Pinheiro é Josy Bezerra, que atualmente acumula os cargos de gerente regional e gerente da Boníssimo, linha de gastronomia e produtos próprios da rede. Ela iniciou a trajetória na rede em 2003, ainda como jovem aprendiz na cidade de Sobral (CE).
Aos poucos foi crescendo como operadora de vendas, fiscal, gerente-adjunto, gerente geral até que chegou ao cargo de gerente regional – quando teve de se mudar para Fortaleza com o filho para ocupar a posição como gerente regional. ” Dentro da minha trajetória, houve muitos desafios, como conciliar trabalho e estudo. Sempre tive apoio da rede, pessoal e financeiramente, para seguir trilhando minha jornada. Aqui somos estimuladas a buscar novos horizontes. isso faz com que as mulheres agarrem as oportunidades e busquem crescer profissionalmente”, ressalta Jozy.
Ações para colaboradoras mulheres
Ao longo do mês de março, o Supermercado Pinheiro realizará internamente diversas ações juntos às colaboradoras. O tema escolhido para 2024 é autocuidado. Nesse sentido, a rede promoverá palestras sobre empoderamento feminino e ações de cunho estético como massagem relaxante, design de sobrancelhas e manicure.
Sobre o grupo Supermercado Pinheiro
Há 32 anos atendendo ao mercado cearense, o Supermercado Pinheiro é uma das maiores redes varejistas locais. Mantém um total de 23 lojas, um centro de distribuição, 13 salas de cinema, seis parques infantis e um shopping center, nos municípios de Fortaleza, Acaraú, Aquiraz, Aracati, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Maranguape (Pinheiro Ofertão), Sobral, Quixeramobim (Pinheiro Ofertão), Quixadá, Tianguá e Cruz.
Confira mais no site http://www.