A oficina “Fazendo Arte Como Não Podia Fazer Quando Criança”, que integra a programação da Exposição Carolinas, acontece no dia 8 de março, às 16h, com a artista visual cearense Alexia Ferreira.

A CAIXA Cultural Fortaleza realiza a oficina de colagem “Fazendo Arte Como Não Podia Fazer Quando Criança”, no dia 8 de março, às 16h, na Sala de Oficinas Gente Arteira. A iniciativa faz parte do projeto que integra a exposição “Carolinas”, em homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus. A ideia da atividade surgiu a partir de pesquisa sobre pessoas racializadas que não puderam fazer arte durante a infância. Ministrada pela artista visual cearense Alexia Ferreira, a oficina é um projeto de arte-educação que busca um resgate criativo a partir de fases da infância, utilizando colagem e fotografia para a criação de poéticas racializadas. A inscrição é gratuita e pode ser feita no site www.caixacultural.gov.br, com vagas limitadas a 15 pessoas.

O objetivo principal da oficina é a junção de brincadeira com a forma de fazer arte e que a arte feita vire brincadeira para além do ambiente da oficina, junto com as pessoas do seu próprio convívio social. A ideia primária é que os participantes tenham uma experiência com a foto-colagem, observando o conteúdo que pré-existe na fotografia e o que ela se torna após a construção da obra.

Após essa ação, haverá também uma conversa sobre vivências de um corpo negro, trazendo também o debate em sua poética sobre como é preciso que se crie uma visão de corpos racializados, para além de apenas suas dores. Na parte final, acontecerá uma brincadeira com as artes feitas, tendo como ideia final as crianças levarem para casa uma nova atividade lúdica. Os materiais usados durante a ação são acessíveis, do cotidiano, como papelão, plástico, isopor, madeira, entre outros.

Sobre a artista

Alexia Ferreira, 24 anos, crescida no bairro Barroso 2, em Fortaleza, é artista visual, formada em Bacharel em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UEC). Autodidata, Alexia se expressa artisticamente através da colagem, utilizando como suportes e ferramentas de comunicação, o lambe-lambe, fotografia, projeções, grafite, captação e edição de vídeos. Em sua trajetória, para além de artista, desenvolve atividades em arte educação a partir de mediações, palestras, curadoria, cursos de colagem, ilustração, arte-filosofia e poética.

A memória é o fio condutor de sua pesquisa e, por isso, olha atentamente o que foi vivido, tendo seu cotidiano como referência de criação dos seus trabalhos. Nisso, a artista põe em suas obras uma visão que vai muito além de uma negritude antropológica. Atualmente, além de participar da exposição “Carolinas”, na CAIXA Cultural Fortaleza, possui pesquisa em andamento no Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema, intitulada de “Fazendo Arte Como Não Pude Fazer Quando Criança”, que dá nome à oficina.

Sobre a Exposição Carolinas

A Exposição “Carolinas” segue em cartaz até o dia 10 de março na CAIXA Cultural Fortaleza. O espaço da mostra também recebeu uma nova expografia, assinada por Ana Kalil. Com acesso gratuito, a visitação seguirá acontecendo de terça a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos e feriados, das 10h às 19h. Em homenagem a Carolina Maria de Jesus, uma das mais relevantes artistas e escritoras do Brasil, a exposição conta com instalações, pinturas, obras visuais, slam, poemas e manuscritos de artistas negras cearenses, as “Carolinas contemporâneas” cujas obras são influenciadas por Carolina de Jesus. São elas: Alexia Ferreira, Ana Aline Furtado, Dhiovana Barroso, Dinha Ribeiro, Francisca Oliveira, Sarah Forte, Renata Felinto e Pretarau – Sarau das Pretas. A mostra conta também com um poema inédito da atriz e slammer carioca Rainha do Verso.

A exposição “Carolinas”, que é uma realização da Via Press Comunicação, integra a temporada 2023/2024 do Programa de Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural, com o patrocínio da CAIXA e do Governo Federal. Instagram: @exposicaocarolinas

SERVIÇO:

[Oficina] “Fazendo Arte Como Não Podia Fazer Quando Criança”

Data: 8 de março

Horário: 16h às 19h

Vagas: 15, por ordem de inscrição

Duração: 180 minutos

Classificação indicativa: Livre

Local: Sala de oficinas Gente Arteira da CAIXA Cultural Fortaleza

Inscrições: https://bit.ly/3uJDt34

Informações: (85) 3453-2770 / Site da CAIXA Cultural Instagram @caixaculturalfortaleza

[Artes Visuais] Exposição “Carolinas”
Realização: Via Press Comunicação
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Avenida Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema
Visitação: até 10 de março de 2024
Horários: 10h às 20h (terça a sábado); 10h às 19h (domingos e feriados)

Entrada Franca
Informações: (85) 3453-2770 / Site da CAIXA Cultural
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Acesso a pessoas com deficiência