O avanço da tecnologia trouxe diversos benefícios, ao mesmo tempo em que também trouxe malefícios para as pessoas, principalmente quando se trata de saúde. Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o uso excessivo de telas gerou uma taxa de progressão de 70% de miopia em pacientes de 0 a 19 anos, a partir de 2020. Esse dado se torna mais alarmante quando se leva em consideração a falta de conhecimento sobre o assunto, que pode dificultar ou adiar o início do tratamento com um especialista, segundo o conselho.

Em função de contextos como esses, o Março Verde foi instituído como período oficial de campanha, para reforçar a importância do conhecimento e da preservação, de modo a chamar a atenção para o crescimento de problemas oculares, principalmente, para os 50 milhões de brasileiros que apresentam algum problema de visão, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para o médico oftalmologista Dr. Giuliano Veras, o período puxa a atenção da população para a importância de se consultar com frequência com um profissional da área, para um melhor acompanhamento. “Hoje, com as novas formas de pesquisa sobre o assunto, as pessoas têm procurado mais se auto diagnosticar e não se informar com um especialista. Isso tende a tornar o início do tratamento mais difícil e tardio, além de em vez de tratar acaba piorando”, afirma.

Sobre Dr. Giuliano Veras

Médico oftalmologista e membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Dr. Giuliano Veras conta com mais de xxx anos de experiência. Formado pela Universidade Federal da Paraíba, Giuliano também fez Residência Médica na Fundação Altino Ventura/Hope e na Fundação Leiria de Andrade, além de treinamento especializado no Hospital Oftalmológico de Sorocaba. Ele também é Membro da Sociedade Cearense de Oftamologia e da Sociedade Americana de Catarata e Cirurgia Refrativa, sendo também Chefe da Equipe de Transplante do Centro Cearense de Oftalmologia (CCO/CLDO)