No Palco Principal do Theatro José de Alencar, as apresentações acontecem nos dias 2 e 3 de março, com venda de ingressos antecipados pelo Sympla.
O Barbatuques completou 25 anos como grupo artístico, reconhecido mundialmente pela sua linguagem singular de percussão e música corporal. Este marco será celebrado em turnê por 15 cidades no Brasil, ao longo do ano, com patrocínio da Petrobras. “Barbatuques 25 anos” é o novo show, com estética visual e repertório renovados.
Em Fortaleza, os encontros já têm data marcada: dias 2 (20h) e 3 (16h) de março, no Palco Principal do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Centro), com a venda de ingressos – R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) – já disponível pelo site Sympla (https://bileto.sympla.com.br/event/91126?share_id=1-copiarlink).
Esta é a maior circulação realizada pelo grupo em território nacional. Começa por Recife e incluirá Fortaleza, Rio de Janeiro, Campinas/SP, São Paulo, Curitiba, Manaus, Belém, Brasília, Goiânia, Palmas, Campo Grande, São José dos Campos /SP, Santos/ SP e Caraguatatuba/SP.
Além dos shows, em todas as cidades o grupo ministrará oficinas gratuitas de percussão corporal para o público adulto. “Barbatuques 25 anos” também vem como uma homenagem a Fernando Barba, criador do grupo falecido em fevereiro de 2021. No Theatro José de Alencar, duas oficinas gratuitas irão ocorrer de forma simultânea no dia 2 (sábado), das 9h às 11h, com turmas de 50 participantes (cada). As últimas inscrições estarão disponíveis no dia 22 pelo Sympla (https://bitlybr.com/jXru).
O repertório explora a gênese musical do grupo, trazendo um apanhado simbólico na discografia do Barbatuques, como “Barbapapa’s Groove”, primeira peça para percussão corporal composta pelo Barba, novos singles que ainda não faziam parte de shows, como “Eu vou Cantar” e “Natureza“ (parceria com Russo Passapusso), hits como Baianá, além dos momentos de improviso e a clássica interação musical com a plateia.
A apresentação percorre a longa trajetória sonora do Barbatuques, dos ritmos e cantos afro-brasileiros do primeiro disco “O Corpo do Som”, passando pelos experimentalismos vanguardistas de “O Seguinte é Esse”, pelas harmonias e polirritmias ricamente elaboradas de “AYÚ”, chegando ao momento atual com o lançamento frequente de singles, onde a canção também ganha força.
“Barbatuques 25 anos” é uma síntese da sonoridade do grupo desde a sua criação. É uma experiência única ver e ouvir o Barbatuques ao vivo, uma orquestra orgânica que leva a música corporal para variados cantos do mundo.
A turnê 25 anos do Barbatuques é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Petrobras, por meio da Secretaria de Cultura, realização do Núcleo Barbatuques, Ministério da Cultura e Governo Federal.
SOBRE O GRUPO
Grupo paulista de música corporal e vocal. Em sua extensa trajetória, foi muito além dos palcos de mais de 30 países, chegou nas trilhas sonoras do cinema e da publicidade, em jogos, nas pistas de dança em milhares de remixes criados por DJs. Clássicos já consagrados pelo público, como “Baião Destemperado” e “Baianá“, fazem sucesso em todas as plataformas de streaming no mundo, com uso massivo em vídeos de canais como Instagram e TikTok.
A sonoridade do Barbatuques tem uma sobreposição moderna de estilos e estéticas, são canções e “músicas “instrumentais” em ritmos tradicionais ou contemporâneos, como o baião, coco, samba, maracatu, rap, eletrônico, afoxé, funk, carimbó, toré indígena, rock, beatbox, kecak e a música africana. Exploram a fonética, aspectos rítmicos, harmônicos e melódicos do erudito, da tradição popular brasileira ao pop.
A linguagem pioneira desenvolvida pelo grupo contribuiu significativamente para a difusão da música corporal pelo mundo e é referência até hoje. O Barbatuques também mantém atividades em setores distintos como o corporativo e educacional, tornando-se uma significativa ferramenta pedagógica. Recentemente, lançou seu primeiro songbook ‘Barbatuques Volume 1’, com partituras de músicas transcritas e cifradas e um rico material sobre técnicas de música corporal, ferramenta que amplifica o acesso a essa linguagem.
REPERTÓRIO
26 (André Hosoi), a faixa será lançada no show
Barbapapa’s Groove (Fernando Barba)
Baião Destemperado (Fernando Barba)
Do Mangue a Manga (Fernando Barba)
Skamenco (Bruno Buarque e Fernando Barba)
Eu Vou Cantar (releitura de Maria do Carmo Barbosa)
Peixinhos do Mar (domínio público)
Cheiro Verde
Kererê (André Hosoi)
Sete (Fernando Barba e Giba Alves)
Natureza (André Hosoi e Russo Passapusso)
Baianá (versão Barbatuques para Boa Tarde Povo, Maria do Carmo Barbosa e Melo)
Gogó da Ema (Maria do Carmo Barbosa)
Carcará (João do Vale)
SOBRE AS OFICINAS
O aprendizado de diversos ritmos e dos jogos de improvisação estimula a capacidade de criar, ouvir e interagir em grupo. Além disso, a prática da percussão corporal trabalha a percepção musical. A linguagem artística e a técnica específica, utilizada pelo Barbatuques, foi desenvolvida pelo músico Fernando Barba com base em pesquisas que realiza desde 1988, as oficinas são ministradas pelos integrantes sob sua supervisão.
O grupo Barbatuques oferece uma proposta pedagógica baseada na utilização do corpo como instrumento musical. De forma prática e coletiva, as oficinas proporcionam aos participantes a exploração e descoberta dos inúmeros sons produzidos pelo corpo: palmas, estalos, batidas, sapateados, recursos vocais entre outros; e a utilização deles na produção de ritmos e melodias. As oficinas Barbatuques acontecem desde 1995, com grupos formados por adultos e crianças, em várias partes do Brasil e também no exterior. Escolas, empresas, ONGs, corais, espaços culturais e grupos artísticos das mais variadas áreas já vivenciaram esse trabalho. São indicadas a qualquer pessoa, independente da idade e formação, principalmente a quem deseja desenvolver a capacidade rítmica e de improvisação, aprimorar a coordenação motora e conhecer uma forma ampla de “musicalizar-se”.
Profissionais educadores, das mais variadas áreas, podem enriquecer sua didática com elementos da percussão corporal. O conteúdo das oficinas atende ainda, com bastante aproveitamento, grupos específicos, como em projetos sociais, turmas infantis e grupos artísticos. O corpo humano pode ser considerado nosso primeiro instrumento musical. Temos nele, desde o início, a presença do ritmo como a batida do coração, a respiração e o caminhar. São processos que envolvem regularidade, repetição e que trazem referências rítmicas. Não é à toa que no vocabulário musical são utilizadas as palavras pulsação e andamento. A criança explora ludicamente os sons do corpo e dos objetos ao seu redor, o adulto também utiliza sons corporais em seu cotidiano para se comunicar ou fazer música. As oficinas Barbatuques resgatam esta percepção e o momento infantil de brincar sonoramente com o corpo, revivendo sons familiares e gerando novos sons para nosso repertório.
OBJETIVOS DIDÁTICOS
- Promover o aprendizado do amplo repertório de sons que podem ser produzidos pelo corpo.
- Estimular o contato do aluno com seu próprio corpo.
- Promover a integração desses sons corporais com a intenção de produzir ritmos e melodias.
- Estimular a capacidade de memorização, concentração e assimilação corporal do ritmo.
- Desenvolver a coordenação motora e a percepção rítmica, melódica e harmônica.
- Incentivar a capacidade de criação musical espontânea, individualmente e em grupo.
- Despertar no aluno a atitude lúdica e cooperativa, incentivando-o a se expressar musicalmente em grupo, considerando as diferentes qualidades de seus integrantes.
CONTEÚDOS
- Aquecimento: preparação corporal para atividade com alongamentos, movimentos, respirações e vocalizações.
- Coordenação motora: exercícios de independência rítmica, trabalhando a coordenação entre pés, mãos e voz.
- Repertório de sons corporais: tipos de palmas (grave, estrela, estalada, flecha etc.), estalos de dedo, sapateados, vácuos de boca, estalos de língua, batidas no peito e bochecha, percussão vocal.
- Montagem de ritmos: adaptação de ritmos para o universo da percussão corporal. Os ritmos brasileiros (samba, baião, maracatu e Ijexá).
- Jogos: exercícios que trabalham atenção, reflexo, memorização e relacionam sons com movimentos (flechas, relógio, sequência linear).
- Improvisações: exercícios de criação e composição utilizando os sons e ritmos estudados. São voltados para aplicação e sintetização do conteúdo aprendido, estimulando a expressão individual nessa linguagem. Visa ainda o desenvolvimento da percepção, o senso de escuta dentro de um grupo e a prática de produzir música coletivamente (sequência minimal, maestro, ecos, naipes, contágio livre).
AGENDA
3 e 4/02/2024 – Teatro do Parque – Recife
2 e 3/03/2024 – Theatro José de Alencar – Fortaleza
16 e 17/03/2024 – Sala Cecília Meireles – Rio de Janeiro
5/04/2024 – Teatro Iguatemi – Campinas
20 e 21/04/2024 – Teatro São pedro – São Paulo
4 e 5/05/2024 – Teatro Guairinha – Curitiba
SERVIÇO
Show “Barbatuques 25 Anos”
Quando: dias 2 (20h) e 3 (16h) de março de 2024
Local: Palco Principal do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Centro)
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
Vendas antecipadas: Sympla TJA (https://bileto.sympla.com.br/event/91126?share_id=1-copiarlink)
Capacidade: 711 lugares
Duração: 60min (cada sessão)
Classificação: Livre
Local acessível somente na Plateia (térreo)
Oficina Barbatuques: “Barbatucando com a Petrobras”
Quando: dia 2 de março de 2024 (sábado), das 9h às 11h
Local: Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Centro)
Inscrições pelo site Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/oficina-barbatuques-barbatucando-com-a-petrobras-fortaleza/2337583
Nº de vagas: duas turmas de 50 participantes (máximo)
Gratuito