Muitas pessoas que precisam de serviços relacionados à advocacia não entendem sobre as Leis e possuem dificuldade em compreender termos técnicos. É nesse contexto que entra o Legal Design, que é uma interseção entre três áreas: Design, Tecnologia e Direito.
É inspirado no Design Thinking, um processo aplicado em diversos mercados para resolver problemas e descobrir novas soluções sem perder o foco no ser humano. Na advocacia, qualquer ferramenta ou ação que busque facilitar a compreensão do cliente sobre seus direitos e deveres, bem como sobre o problema que ele quer solucionar, já pode ser considerado como uma usabilidade do Legal Design.

O sócio-diretor da Unijuris – Coworking Exclusivo para Advogados, Matheus Brito, explica que observa muitos advogados que fazem parte do dia a dia da Unijuris utilizando o Legal Design. “Eles montam relatórios com linguagem mais simples para que o cliente possa entender o que foi feito, evitam linguagens muito técnicas e fazem de tudo para usar ferramentas como infográficos, imagens, para que o cliente compreenda bem o que está sendo apresentado ali. É super interessante e considero isso uma evolução para a advocacia”, disse.

O Legal Design é usado também em contratos, petição e decisões, pois facilita a compreensão das normas, decisões e sentenças, usando recursos visuais e linguagem simples para esclarecer os direitos e deveres das partes envolvidas. “Sempre estamos estimulando os advogados que estão conosco na Unijuris a trabalharem e entenderem mais sobre o Legal Design. Essa é uma excelente forma de melhorar a comunicação com os clientes, usando linguagem clara, gráficos e elementos visuais para explicar conceitos jurídicos que antes eram de difícil compreensão, proporcionando assim uma nova experiência para eles”, explica Matheus Brito.