A cidade é um dos principais polos de dança do interior cearense. A programação tem acesso gratuito e é livre para público de todas as idades.
Atrações de Fortaleza, Paracuru e Tabuleiro do Norte estão na 9ª Mostra Ciclos de Dança, que acontecerá nos dias 13 e 14 de dezembro (sexta e sábado) em Tabuleiro do Norte, no Vale do Jaguaribe. A cidade é um dos principais polos de dança do Ceará, com reconhecimento na área em todo o estado, pelo trabalho de formação e difusão dessa arte, e atuação de artistas da cidade em festivais e outros eventos artísticos da capital e do interior.
A bailarina, coreógrafa e performer Silvia Moura abre esta edição no dia 13 apresentando “Escutas do tempo – Um solo de Silvia Moura”, às 19h30 no SIMPEP – Sede do Sindicato dos Servidores Públicos e Municipais de Tabuleiro do Norte. Reconhecida como um dos principais nomes da dança contemporânea no estado, Silvia Moura tem uma trajetória de 50 anos de carreira, tendo participado de inúmeros grupos, projetos artísticos e circulação de espetáculos e formações por diversos territórios do Brasil e de outros países, como Bélgica, Japão, França, Cabo Verde e Peru. Complementa sua atuação como professora, pesquisadora e ativista dos movimentos culturais representando a sociedade civil nos processos de política cultural brasileira.
Ainda na sexta-feira, às 21h, a Cia Ciclos de Dança apresenta “O Banquete”, projeto que foi desenvolvido este ano em Fortaleza, no Laboratório de Dança da Escola Porto Iracema das Artes, instituição da Secretaria da Cultura (Secult), do Governo do Estado do Ceará, gerida em parceria pelo Instituto Dragão do Mar.
No sábado, a programação será na Praça do Gulas, a partir das 20h. São atrações na noite, “D’KEBRADA – Memórias de um Território”, do CorpoMudança (Fortaleza), “Leveza”, de Levy Santiago e Lucas Matos (Paracuru), “Muvuca”, do Coletivo Muvuca (Fortaleza), “Libertango”, da Escola de dança Ciclos (Tabuleiro do Norte), “A Dança que me Escolheu”, com a Cia de Dança Ciclos (Tabuleiro do Norte), “Fluxo”, do Instituto Katiana Pena, e “Abrigo”, de Lucas Matos e Lucian Vier (Paracuru).
A Mostra e a Cidade
A Mostra Ciclos de Dança tem como foco o estímulo à construção de intercâmbio entre artistas e grupos cearenses, possibilitando a ampliação das experiências estéticas dos moradores de Tabuleiro do Norte, que desde a primeira edição se unem para viabilizar a realização do evento, promovendo ações como vendas de camisas, rifas, angariando pequenos patrocínios no comércio local, além de contar com o trabalho voluntária de integrantes da Cia Ciclos de Dança.
A 9ª edição da Mostra Ciclos de Dança é uma realização da Cia de Dança Ciclos, com a direção geral de Duaram Gomes. Patrocínio: Acatan – Associação dos Caminhoneiros de Tabuleiro do Norte, Box Alpha, Citolab, Clênia Chaves – Izaldo Pinto, Habacuque, Loteamento Menino Jesus, Mercantil Freitas, Multi Cópias JK, Renata Vasconcelos, Ronaldo Malveira, Stampa, Supermercado Super Sol, Vale Telecom, Zélia Rabelo. Apoio institucional: Secretaria de Cultura de Tabuleiro do Norte e Prefeitura Municipal de Tabuleiro do Norte.
PROGRAMAÇÃO
DIA 13.12 (sexta-feira)
19:30h – “Escutas do tempo – Um solo de Silvia Moura” (Fortaleza)
Local: SIMSEP
21h – “O Banquete” – Cia Ciclos de Dança (Tabuleiro do Norte)
Local: Academia Ciclos
DIA 14.12 (Sábado)
20h – Espetáculos
“D’KEBRADA – Memórias de um Território” – CorpoMudança (Fortaleza)
“Leveza” – Levy Santiago e Lucas Matos (Paracuru)
“Muvuca” – Coletivo Muvuca (Fortaleza)
“Libertango” – Escola de dança Ciclos (Tabuleiro do Norte)
“A Dança que me Escolheu” – Cia de Dança Ciclos (Tabuleiro do Norte)
“Fluxo” – Instituto Katiana Pena
“Abrigo” – Lucas Matos e Lucian Vier (Paracuru)
Local: Praça do Gulas
SERVIÇO
9ª Mostra Ciclos de Dança – Dias 13 e 14 de dezembro de 2024 em Tabuleiro do Norte (CE). Endereços: SIMSEP (Rua Monsenhor Otávio Santiago, 486 – 8 de Setembro), Academia Ciclos (R. Maia Alarcon, 207 – Centro), Praça do Gulas (Rua Maia Alarcon – Centro). Informações: (88) 3424.1453. ciadedancaciclos@yahoo.com.br. Programação com acesso gratuito.