Sessões exclusivas para alunos de escolas públicas, exibições de filmes ao ar livre abertas ao público e debates sobre as produções audiovisuais compõem a programação. “Onde está Carolina?”, produzido integralmente por um grupo de estudantes de Maracanaú, será exibido.
Depois da temporada em Fortaleza e em Sobral, a 6ª edição do Cine Miau – Mostra Internacional Infantil de Audiovisual chega a Maracanaú, com exibição gratuita de filmes de caráter lúdico e com foco em temas como cidadania, empatia e respeito. Nos dias 28 e 29 de agosto e 02 de setembro, a mostra traz sessões exclusivas para escolas públicas, às 9h e às 14h30, no Teatro Dorian Sampaio. Já no sábado (31/08), a população está convidada para a sessão de cinema ao ar livre, às 19h, com toda a estrutura do evento montada na Praça da Estação.
A mostra conta com 12 curtas-metragens, sendo dez produções nacionais e duas internacionais. São filmes que estão fora do circuito da cultura de massa, diversificando as referências artísticas e culturais das crianças, cujos conteúdos fazem rir e pensar, estimulando o pensamento crítico e criativo acerca das múltiplas identidades infantis contemporâneas. Acessibilidade, imigração e diversidade são exemplos de temas abordados nos filmes da mostra, que contou com a curadoria de Osiel Gomes, diretor do Cine Miau, e dos cineastas Vanessa Fort e Samuel Brasileiro.
CURTA PRODUZIDO POR ESTUDANTES DE MARACANAÚ – As sessões também exibirão o curta-metragem de ficção “Onde está Carolina?”, produzido integralmente por um grupo de 13 estudantes de 12 anos, alunos da escola municipal Manoel Rodrigues Pinheiro de Melo, de Maracanaú. Eles participaram da oficina Processos Criativos de Cinema para o Público Infantil, em junho deste ano, ministrada pelos cineastas Janaína Marques e Pablo Arellano.
6ª EDIÇÃO – Neste ano, o evento conta com 40 sessões de cinema, destas 6 abertas ao público em geral, 28 exclusivas para escolas públicas e 6 especialmente direcionadas para bebês. Os filmes apresentados incluem 12 curtas-metragens, sendo 10 produções nacionais e 2 internacionais, que trazem narrativas fora do circuito comercial, promovendo a diversidade artística e cultural para as crianças.
O Cine Miau foi criado em 2019 com o propósito de democratizar o acesso ao cinema aliado a uma proposta educativa. De lá para cá, já levou toda sua estrutura de tela inflável para 21 cidades, 62 escolas e 35 espaços públicos, alcançando um público de mais de 31 mil pessoas.
CARBONO ZERO – A Mostra levanta a bandeira em defesa do Meio Ambiente. O projeto está calculando a sua emissão de gases de efeito estufa e a neutralizará com a plantação de mudas de árvores nativas em áreas de reflorestamento no Ceará.
QUEM FAZ – O 6° Cine Miau é uma realização do Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento e do Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Tem como patrocinadores Moinho Cearense, Vonix, Democrata Calçados e Hope. Parceria: BG Soluções Sociais, Instituto Mirante, Museu da Imagem e do Som (MIS), Instituto Dragão do Mar, Cinema do Dragão, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) e Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ). Apoio institucional: Governo do Estado do Ceará, via Secretaria da Cultura (Secult CE), por meio da Lei Paulo Gustavo e da Lei Mecenas do Ceará. Apoio cultural: Durametal. Produção: Invento Produções Culturais e D’grau Produções.
OS FILMES
Anacleto, o Balão. Dir: Carol Sakura e Walkir Fernandes. Animação. Brasil (PR). 12’. 2023. Livre.
Eu sou assim, salabim! – Manu. Dir: Ana Teixeira e Camila Santana. Doc. Brasil (SP). 3’. 2023. Livre.
Eu sou assim, salabim! – Levi. Dir: Ana Teixeira e Camila Santana. Doc. Brasil (SP). 3′. 2023. Livre.
Eu sou assim, salabim! – Moana. Dir: Ana Teixeira e Camila Santana. Doc. Brasil (SP). 3’. 2023. Livre.
Eu sou assim, salabim! – Nelby. Dir: Ana Teixeira e Camila Santana. Doc. Brasil (SP). 3′. 2023. Livre.
Hospital de Brinquedos. Dir: Georgina Castro. Ficção / Drama. Brasil (CE). 13’. 2022. Livre.
Lulina e a Lua. Dir: Alois Di Leo e Marcus Vinicius Vasconcelos. Fantasia / animação. Brasil (SP). 14’. 2023. Livre.
Ninhos em Movimento/ O jeito Yuri de curtir a vida. Dir: Di Florentino. Doc. Brasil (PR). 13’. 2023. Livre.
Onde está Carolina? Dir: Alunos da Escola Municipal Manoel Rodrigues Pinheiro de Melo. Ficção. Brasil (CE). 8’45”. 2024. Livre
Sobre Amizade e Bicicletas. Dir: Julia Vidal. Ficção. Brasil (PR).12’. 2022. Livre.
PIOINC. Dir. Alex Ribondi e Ricardo Makoto. Animação 3D. Brasil (?). 17’. 2023. Livre.
Lost Sheep. Dir. Lukas Rooney. Animação. Estados Unidos (EUA). 7’. 2023. Livre
Spring. Dir. Andy Goralczyk. Animação. Países Baixos (HOL). 7’. 2019. Livre
SERVIÇO
6° CINE MIAU – Mostra Internacional Infantil de Audiovisual – Dias 28, 29 e 31 de agosto e 02 de setembro em Maracanaú. Site: www.cinemiau.com.br. Instagram e Facebook: cine.miau. Youtube: https://www.youtube.com/@
Agosto/2024