Cada vez mais qualificados, profissionais da área atuam na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de lesões no sistema musculoesquelético.
Neste dia 19 de setembro é momento de celebrar um dos profissionais de saúde mais requisitados: o ortopedista. Com seus conhecimentos, ele está pronto para colaborar na prevenção, no diagnóstico e na recuperação de lesões no sistema musculoesquelético. Além disso, desempenha função primordial no acompanhamento do crescimento das crianças e jovens, bem como atua com pacientes de todas as idades, tratando quadros de dor e traumas, especialmente nas regiões do corpo mais exigidas no cotidiano: a coluna vertebral, os pés, os tornozelos, os joelhos, os cotovelos, as mãos, entre outros.
No Ceará, os ortopedistas são representados pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Seção Ceará (SBOT-CE), instituição que trabalha pelo constante aprimoramento dessa categoria médica. “A SBOT–CE incentiva a contínua qualificação dos profissionais, por meio de cursos e treinamentos que realizamos ao longo do ano. Com isso, temos a certeza de estar levando um atendimento de excelência para a população, nos consultórios, nas clínicas e nos serviços de saúde em geral”, afirma a ortopedista Christine Muniz, Presidente da SBOT-CE. “Além disso, trabalhamos pela melhoria da qualidade do acesso da população aos médicos ortopedistas. Reivindicamos junto ao governo estadual a ampliação da oferta de profissionais na rede pública, especialmente nas cidades do interior, onde o cenário é mais delicado, sobrecarregando, muitas vezes, os hospitais da capital”, reforça.
Homenagem
A data foi escolhida em razão da fundação da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), em 1935. Atualmente, existem no país mais de 13 mil títulos de médicos ortopedistas, sendo a oitava especialidade com mais profissionais no país.
“Apesar dos desafios que enfrentamos no dia a dia, esta é uma profissão fascinante, na qual temos a oportunidade de ajudar a trazer saúde para muitas pessoas. Por isso, neste Dia do Ortopedista, devemos celebrar a dedicação e o profissionalismo desses médicos, que dedicam suas vidas a cuidar da saúde óssea e muscular da população”, conclui a ortopedista Christine Muniz, Presidente da SBOT-CE.