A prática de esportes se tornou um dos principais vetores para uma vida mais saudável. Entre os benefícios estão a redução do estresse e dos sintomas de ansiedade e depressão, melhoria na qualidade do sono e da aprendizagem, e prevenção e diminuição da mortalidade por doenças crônicas. Porém, apesar dos pontos positivos, também é preciso cautela com outros aspectos do corpo, incluindo a visão.

Para o médico oftalmologista, Dr Giuliano Veras, existem diversos pontos de atenção que podem ser destacados para que a prática não prejudique a visão. Entre os principais cuidados estão evitar o uso de óculos de grau tradicionais, de modo a prevenir acidentes; proteger os olhos da radiação solar,  em atividades ao ar livre; evitar tocar nos olhos com as mãos sujas, para evitar infecção, além de cuidados com possíveis impactos.

“Tomando como rotina esses pontos no dia a dia, a prática de esportes pode dar mais segurança e o resultado esperado, fazendo bem ao corpo, sem prejuízos à visão. Além disso, é preciso destacar que, quando diante de qualquer problema, um médico deve ser consultado”, afirma Giuliano.